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Cultura e formação
Acesso Remoto

Palavras-chave

Formação humana
Educação e mercado
Educação integral
Capital humano.

Como Citar

GOERGEN, Pedro L. Cultura e formação: a ideia de formação humana na sociedade contemporânea. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658028. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste texto o leitor encontra uma reflexão crítica sobre a formação humana nocontexto da proeminência das relações econômicas na orientação da vida subjetivae social. Argumenta-se que o sistema econômico vem se tornando o sentido e onorte do processo educacional. Nestes termos, não mais a formação do ser humanoem suas dimensões racional, ética e estética representa o sentido e o fio condutordo processo formativo, mas a preparação e a transformação das pessoas em “capitalhumano”, adaptado aos interesses do mercado. A pergunta a ser respondida é se, navalorização extrema do econômico, o ser humano ainda tem condições e chancesde preservar sua liberdade e autonomia como condições essenciais de suahumanidade. Defende-se que a educação pode e deve retomar uma agenda proativa,visando a educação integral do ser humano.

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