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Formação de professores de educação infantil e a concepção de educação democrática
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Palavras-chave

Educação infantil
Formação de professores
Pró-Saber
Concepção democrática de educação.

Como Citar

GEWERC, Monique; CARVALHO, Cristina. Formação de professores de educação infantil e a concepção de educação democrática: a experiência do Pró-Saber. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–25, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658068. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo traz como objeto de investigação a experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, localizado no Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar uma proposta de formação de professores de educação infantil que apresenta algumas particularidades: é baseada na concepção democrática de educação de Paulo Freire e toma como eixos norteadores a formação em serviço e a formação cultural. Trata-se de um estudo de caso, que fez uso de observação, entrevista e questionário como ferramentas metodológicas e buscou respaldo de autores que desenvolvem pesquisas na área. Os dados demonstraram que uma formação que prioriza o processo de autoria, a construção coletiva do conhecimento e a oportunidade de acesso a diferentes expressões culturais em uma perspectiva reflexiva contribui para que os professores se apropriem da própria prática, sintam-se mais seguros, valorizados e comprometidos com a educação enquanto projeto político mais amplo.

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