Banner Portal
Notas sobre o brinquedo
Acesso Remoto (Português (Brasil))

Palabras clave

Brinquedo
Benjamin
Vigotski
Brougère.

Cómo citar

GRILLO, Rogério de Melo; SPOLAOR, Gabriel da Costa; PRODÓCIMO, Elaine. Notas sobre o brinquedo: possível diálogo entre Brougère, Benjamin e Vigotski. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–14, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658075. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O presente trabalho objetiva estabelecer um diálogo entre as concepções de brinquedo expressas por Benjamin, Brougère e Vigotski. Para tanto, analisamos os textos “História cultural do brinquedo” e “Brinquedos e jogos”, de Benjamin; “O brinquedo, objeto extremo” e “O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança”, de Brougère; e “O papel do brinquedo no desenvolvimento” e “O desenvolvimento do simbolismo no brinquedo”, de Vigotski. Os autores partilham da concepção de que o brinquedo é um objeto cultural, cujo contato permite ao sujeito aprender a própria cultura. Identificamos as convergências e divergências entre essas obras, evidenciando os significados referentes ao conceito de brinquedo, sem desconsiderar suas construções teóricas.

Acesso Remoto (Português (Brasil))

Citas

Benjamin, W. (2002a). História cultural do brinquedo. In Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação (2a ed., pp. 89-94). São Paulo: Editora 34. (Obra originalmente publicada em 1928).

Benjamin, W. (2002b). Brinquedos e jogos. In Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação (2a ed., pp. 95-102). São Paulo: Editora 34. (Obra originalmente publicada em 1928).

Brougère, G. (2010a). O brinquedo, objeto extremo. In Brinquedo e cultura (8a ed., pp. 11-24). São Paulo: Cortez. (Obra originalmente publicada em 1992).

Brougère, G. (2010b). A boneca industrializada, espelho da sociedade. In Brinquedo e cultura (8a ed., pp. 25-39). São Paulo: Cortez. (Obra originalmente publicada em 1992).

Brougère, G. (2010c). O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança. In Brinquedo e cultura (8a ed., pp. 40-49). São Paulo: Cortez. (Obra publicada originalmente em 1992).

Vigotski, L. S. (2002a). O papel do brinquedo no desenvolvimento. In A formação social da mente (6a ed., pp. 121-137). São Paulo: Martins Fontes. (Obra originalmente publicada em 1933).

Vigotski, L. S. (2002b). O desenvolvimento do simbolismo no brinquedo. In A formação social da mente (6a ed., pp. 143-148). São Paulo: Martins Fontes. (Obra originalmente publicada em 1933).

Vigotski, L. S. (2007). A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança (Z. Prestes, trad.). Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 8: 23-36.

Vigotski, L. S. (2009). Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.