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Da servidão irrestrita à simpatia cooperante
REMOTO

Palavras-chave

Self
Educação
Autoformação
Liberdade
Servisão

Como Citar

DALBOSCO, Cláudio Almir; VARGAS, Claudeonor Antônio de; MARASCHIN, Renata. Da servidão irrestrita à simpatia cooperante: reflexões a partir de Georg Herbert Mead e Monteiro Lobato. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20190075, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8664293. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O ensaio aborda oproblema da formação social do self. Dividindo-se em quatro passos, reconstrói, no primeiro, aspectos da teoria interacionista da educação de Mead, enfatizando sua dimensão social-intersubjetiva. No segundo passo recorre ao conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato, para mostrar, à contrapelo, como a ação humana pode descambar facilmente para a obediência irrestrita e o quanto isso marca destrutivamente as formas de vida. Confronta, no terceiro passo, o conto de Monteiro Lobato por meio deaspectos da teoria da ação de Mead, evidenciando a tensão constitutiva da formação humana como autoformação. Por fim, reconstrói, no quartopasso, um traço da formação como autoformação, herdado por Mead da Modernidade, queoauxilia a colocar a simpatia cooperante como núcleo ético da formação do si-mesmo. O ensaio conclui afirmando que perspectivas intersubjetivas são mais apropriadas, em contextos sociais plurais, para livrar o ser humano de suas diferentes formas de servidão.

REMOTO

Referências

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