Banner Portal
Paulo Freire e a Educação
REMOTO (Português (Brasil))

Palabras clave

Paulo Freire
Diálogo
Problematización
Transformación

Cómo citar

CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio. Paulo Freire e a Educação: cem anos de dialogação, problematização e transformação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e2021ED02, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668491. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O presente dossiê apresenta um conjunto de artigos visando a atualizar a força e a expressão do pensamento e da pedagogia freirianos para a educação contemporânea. A efeméride oportuniza o convite para que distintos campos da educação e seus pesquisadores, abrangendo letramento, educação de jovens e adultos, educação popular, fundamentos da educação, inclusão, educação etnicorracial, metodologias pedagógicas, didática, dentre outros, oportunizem sentido, alcance e atualização teórico-empírico ao vasto trabalho do patrono da educação brasileira. A revista Pro-Posições se soma às inúmeras homenagens feitas ao educador ao longo deste ano, reunindo um conjunto de artigos de autores brasileiros e estrangeiros que, longe da simples apologia à sua obra (tanto nos aspectos teóricos quanto nos práticos), investem em uma espécie de “atualização” do pensamento de Freire, ao trazer para o debate contemporâneo as operações de dialogação, problematização e transformação postas na mesa pelo educador brasileiro.

REMOTO (Português (Brasil))

Citas

Brasil/INEP (1984). “O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, n°65, mai/ago 1984, p.407-425.

Butler, J. (2020). Vida precária Belo Horizonte: Autêntica.

Federici, S. (2019). O ponto zero da revolução Trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante.

Foucault, M. (1996). A vontade de saber História da Sexualidade I. Rio de Janeiro: Graal.

Freire, P. (1967). Educação como prática da liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1977). Ação cultural para a liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1979). Educação e mudança Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1985). Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1997). Professora sim; Tia, não São Paulo: Olhos D’água.

Kohan, W. (2019). Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica Belo Horizonte: Autêntica.

Mbembe, A. (2018). Necropolítica São Paulo: N-1.

Ribeiro, D. (1983). O dilema da América Latina Petrópolis: Vozes.

Standing, G. (2017). O precariado A nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2021 Alexandre Filordi de Carvalho, Silvio Gallo

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.