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Diários online como dispositivos de pesquisa-formação
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Palavras-chave

Cinema
Atos de currículo
Diários online
Cibercultura

Como Citar

AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos; SANTOS, Edméa. Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20190124, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Tomando como inspiração uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Currículos e Cotidianos do Curso de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, as autoras, amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2003), nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2012) e na abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008) objetivam mostrar, à luz do filme Avatar, como o diário online pode ser usado como dispositivo experiencial, potencializando atos de currículo, que levam em conta fatores, tais como: diferenças, diversidade, alteridade, autonomia, e autoria, entre outros. Nessa perspectiva, aproximam educação e artes, englobando aspectos culturais, históricos, literários e políticos inerentes ao filme.

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