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Os trinta e cinco anos da educação na Constituição de 1988
REMOTO (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação e Constituição do Brasil
Educação e cidadania
Fundamentos da educação

Cómo citar

CURY, Carlos Roberto Jamil. Os trinta e cinco anos da educação na Constituição de 1988. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20230070, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675481. Acesso em: 18 may. 2024.

Resumen

Este artigo tem como propósito reiterar os avanços trazidos pela Constituição da República Federativa do Brasil, por ocasião dos 35 anos de sua promulgação em 1988, apontando-os como desdobramentos no capítulo próprio da educação e em outros artigos da Lei Maior. O artigo explicita os fundamentos, os objetivos e os princípios da Carta Magna, base das demais leis infraconstitucionais. Assim, a educação é um direito que se relaciona diretamente com esses fundamentos da Lei Maior, tendo em vista os direitos da cidadania e os direitos humanos. A educação é posta como um princípio e uma norma da cidadania afetando tanto os nacionais, quanto a toda pessoa que esteja, de modo permanente, no País. Tais diretrizes abrangem também a definição conceitual da educação, seus princípios, suas normas, o dever do Estado, o federalismo e o financiamento, além de reger a educação privada. O continente da Constituição é a democracia na conformação de um Estado Democrático de Direito.

REMOTO (Português (Brasil))

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