Resumo
O artigo analisa os processos de formação de professores indí- genas no Brasil, que têm mobilizado esforços governamentais e boa parte da reflexão acadêmica nos últimos anos. Tomando os contextos formais de escolarização indígena como lócus produtivos de enunciados culturais, postula, no embate transdisciplinar e intercultural, um lugar para a Antropologia na formação de índios como professores.
Abstract
The article analyzes the processes of indigenous teachers’ training in Brazil, which have been mobilizing government efforts and much of academic reflection in recent years. Taking into account the distinct formal indigenous educational system as a productive locus to enunciate cultural statements, the article postulates, within the transdisciplinary and intercultural clash, a place for Anthropology in the training of indigeneous teachers.
Key words Anthropology. Indigenous school education. Training of indigenous teachers. Public policies.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC/SEF, 1993. 22 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores indígenas. Brasília: MEC/SEF, 2002. 83 p.
CUNHA, M. C. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
GALLOIS, D. T. Os wajãpi em frente da sua cultura. In: CARNEIRO DA CUNHA, M. (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Patrimônio imaterial e biodiversidade – Iphan/MinC, Brasília, n. 32, p. 110-129, 2005.
GRUPIONI, L. D. B. Olhar longe, porque o futuro é longe: cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. 237 p.
SILVA, A. L. Uma antropologia da educação no Brasil? Reflexões a partir da escolarização indígena. In: SILVA, A. L.; FERREIRA, M. K. L. (Org.). Antropologia, História e Educação – a questão indígena e a escola. São Paulo: Global; Mari/USP; Fapesp, 2001. p.29-43.
WAGNER, R. The Invention of Culture. Chicago: The University of Chicago Press, 1981.
A Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.