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Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação: um diálogo com a produção acadêmica
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Palavras-chave

Educação. Gênero. Políticas públicas. Sexualidade. Produção acadêmica

Como Citar

VIANNA, Cláudia. Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação: um diálogo com a produção acadêmica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 127–143, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642891. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo traz resultados de levantamentos da produção acadêmica sobre a introdução do gênero e da sexualidade nas políticas públicas de educação no Brasil entre 1990 e 2009. O conjunto de obras examinadas concentra 73 títulos. Elas acompanham o desenvolvimento das políticas públicas de educação, as quais vêm enfatizando o currículo, e indicam atualmente a construção de uma agenda de políticas voltadas para a diversidade sexual, com a criação de muitos projetos e programas. A maioria dessa produção, muito recente e centrada no Sul e no Sudeste, é composta por dissertações, artigos de divulgação destas e ensaios, com um número reduzido de teses. Por meio da análise desse material identificaram-se dois movimentos analíticos: o uso do conceito de gênero, sob influência de Joan Scott, e, nas produções mais recentes, a crítica ao que Judith Butler denomina de “matriz heterossexual”.

Abstract:

This article brings out the results of data from the academic production about the introduction of gender and sexuality in the public educational policies in Brazil between 1990 and 2009. The study involved 73 titles.Most of them, recent and produced mainly in the south and southeast regions of the country, consist of dissertations, articles related of them and essays, being just a few of them doctoral thesis. They follow the development of the public educational policies that have been focusing on the curriculum and indicate nowadays the construction of an agenda of sexual diversity policies through the creation of many projects and programs. When analyzing the above mentioned material, two analytical movements were identified: the use of the concept of gender, under the influence of Joan Scott and, in the most recent productions, the criticism to what Judith Butler calls the heterosexual matrix.

Key words: Education. Gender. Public policies. Sexuality. Academic production

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