Banner Portal
Filosofia e Educação: as mediações da política cultura
Remote

Palavras-chave

Tempo. Realidade. Subjetividade

Como Citar

KONDER, Leandro. Filosofia e Educação: as mediações da política cultura. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 51–56, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643369. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo parte da resistência demonstrada pelos estudantes de graduação ao estudo de conceitos abstratos e sua preferência por narrativas. Relaciona essa situação às dificuldades de compreensão recíproca entre intelectuais (os “de cima”) e povo (os “de baixo”, os “pobres”), as quais não se referem apenas à linguagem, mas também aos conceitos filosóficos. Conclui, afirmando a necessidade de incentivar os jovens, desde o Ensino Médio, à especulação filosófica, salientando a importância de que aqueles que se dedicam à atividade científica assumam também suas responsabilidades políticas, reconhecendo a educação e a cultura como campos de batalha nos quais se formam núcleos dinâmicos de combate que, sem deixar de ser particulares, envolvem o destino coletivo do país.

Abstract:

This article is about university students’ resistance to studying abstract concepts and their preference for narratives. The author establishes a relationship between this situation and the difficulties in reciprocal understanding between intellectuals (the “upper-class” ones) and the people (the “lower-class” ones, or the “poor” ones). These difficulties are not only related to language, but also to philosophical concepts. He concludes his ideas by stating that it is necessary to encourage youngsters, from high school, towards philosophical speculation and that it’s very important for those who dedicate to scientific activity to also take their political responsibilities, recognizing education and culture as battlefields on which dynamic battle centers are formed, involvoing the collective future of a country, without losing particularity.

Key words: Time. Reality. Subjectivity

Remote

Referências

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 2004. (Série Os pensadores).

BRECHT, Bertolt. Kalendergeschichten. Frankfurt: Suhrkamp,1973.

L

ESSING, Gotthold. L´education du genre humain. Paris: Aubier: Editions Montaignes, 1946.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.