Banner Portal
A perspectiva genética em Psicologia: aspectos das teorias de Wallon e Piaget
PDF

Palavras-chave

Psicologia. genética. Wallon. Piaget

Como Citar

BANKS-LEITE, Luci. A perspectiva genética em Psicologia: aspectos das teorias de Wallon e Piaget. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 2-3, p. 170–182, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644003. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A dimensão "genética" em Psicologia é levada em conta por diferentes pesquisadores e não apenas por aqueles explicitamente ligados ao campo da Psicologia Genética. Este texto analisa principalmente pontos das pesquisas de Wallon e Piaget, salientando que a dimensão genética está estreitamente relacionada aos objetivos visados por cada teoria, bem como a outros aspectos de seus quadros teóricos respectivos.

Abstract:

The genetic dimension in Psychology is taken into consideration by different researchers and not only by those explicitly linked to the domain of Genetic Psychology. This article analyses some aspects of Wallon's and Piaget's research, pointing out that the genetic feature is closely related to the aims of each theory as well as other dimensions of their theoretical frameworks.

Key-words: Genetic. Psychology. Wallon. Piaget

PDF

Referências

Banks-Leite, L. As dimensões interacionista e construtivista em Vygotsky e Piaget. São Paulo: Cadernos do CEDES, 24, pp. 25-31. 1991.

Coll, C. & Gillieron, CH. Jean Piaget: odesenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento racional, in L. Banks Leite (org), Piaget e a Escola de Genebra, São Paulo: Editora Cortez, pp. 13-50. 1987 (orig. 1985).

Domahidy- D. & Banks- Leite, L. (1987) As provas operatórias e o exame das operações cognitivas, in L. Banks Leite{org), Piaget e a Escola de Genebra, São Paulo: Editora Cortez, pp. 111-123.

Ducret, J.-J. Jean Piaget savant et philosophe, Geneve: Librairie Droz, vol I. 1984.

Galvão, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil, São Paulo: Editora Vozes. 1995.

_' Andlise dos conflitos como eixopara a reflexãopedagógica, Pró-posições, neste volume. 2001.

Inhelder, B., Ackermann. Valadão, E., Blanchet, A., Karmiloff-Smith, A., KilcherHagedorn, H., Montangero, J. & Robert, M. (1987) Das estruturas cognitivas aos procedimentos de descoberta, in L. Banks Leite (org), Piaget e a Escola de Genebra, São Paulo: Cortez Editora, pp. 75-91 (orig. 1976).

Martí, E. PsicologiaEvolutiva:teo riasy âmbitos de investigación. Barcelona: Editorial Anthropos. 1991.

Nadel Brelfelt, J. Proposiçõespara uma leitura de Wallon: em que aspectos sua obra permanece atual e original? In Wérebe, M J. & Nadel-Bru/fert, J. Henri Wallon.

São Paulo: Editora Ática, pp. 7-36. 1986.

Piaget, J. Lejugement moral chez l'enfant. Paris:Alcan. 1932.

_' La naissance de l'intelligence chez l'enfant. Neuchâtel et Paris: Delachaux & Niestlé. 1936.

_' La psychologie de l'intelligence. Paris: Colin. 1947.

_' Les relations entre l'affectivité et l'intelligence dans le développement de l'enfant,.

Bulletin de Psychologie, 3-4, pp. 143-150; 9-10, pp. 522-523; 12, pp. 669- 701. 1954.

Piaget, J. Autobiographie, Cahiers Vilfredo Pare to, 10, pp. 129-159. 1966.

.L'épistémologie génétique. Paris: PUE 1970.

_.lntroduction à l'épistémologiegenétique, voI. 1. Paris: PUF(orig. 1950). 1973.

_' Génesisy estructuras enpsicologia in J Piaget et alli. Las nociones de estructura y génesis (tomo IV), pp. 67-82, 1975 (orig.1966) Piaget, J. & Inhelder, B. Le développement des quantities chez l' enfant: conservation et atomisme. Neauchâtel et Paris: Delachaux & Niestlé. 1941.

Wallon, H. Les origines du caractere chez l'enfant. Paris: Boivin. 1934.

. L'evolution psychologique de l'enfant, Paris: Armand Colin. 1941.

. O papel do outro na consciência do eu, in Wérebe, M J & Nadel-Brulfert, J Henri Wallon, São Paulo: Editora Ática, pp. 158-167, (orig. 1946). 1986.

_'Psicopatologia e Psicologia Genética, in Werebe, M J. & Nadel-Brulfert, J.

Henri Wallon, São Paulo: Editora Ática, pp. 179-186 (orig. 1951). 1986.

.As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole (orig. 1945). 1989.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.