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Problematizando o novo currículo mínimo de enfermagem: desafios e possibilidades
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Keywords

Educação em Enfermagem. Graduação em Enfermagem. Currículo Mínimo de Enfermagem. Licenciatura em Enfermagem

How to Cite

BAGNATO, Maria Helena Salgado. Problematizando o novo currículo mínimo de enfermagem: desafios e possibilidades. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 38–44, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644202. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O objetivo deste artigo é o de identificar algumas pro-posições para a discussão do processo de reformulação do currículo dos cursos de graduação em Enfermagem, que foi implantado como currículo pleno em 1996. As autoras entendem que uma mudança no currículo é mais ampla que a simples alteração dos nomes ou do número de horas das disciplinas. Alguns questionamentos são feitos em relação: (1) à visão de mundo, de homem e sociedade dos profissionais, dos professores, dos alunos e da população; (2) ao mercado de trabalho; às políticas de saúde, buscando romper com uma forma já estabelecida de ser e fazer Enfermagem. A seguir, é analisada a importância de a Licenciatura em Enfermagem estar integrada às disciplinas do Bacharelado. Palavras-chaves: Educação em Enfermagem; Graduação em Enfermagem; Currículo Mínimo de Enfermagem; Licenciatura em Enfermagem.

Abstract

The purpose of this paper is to identify some assumptions for the discussion of the curriculum reform in the undergraduate course in Nursing which began to be implemented in 1996. The authors understand that change in curriculum is more complex than simple changes in the names or the number of hours of the disciplines. Some questions are raised in relation to: (1) the world's, man's and society's vision of the professionals, of teachers, students and people; (2) the health policies, trying to break with an already established form of being and doing Nursing. Next, the relevance of integrating the Licence Course in Nursing with the Bachelor Degree in Nursing is analized.

Descriptors: Nursing Education; Nursing Course; Nursing Licentiature; Undergraduate Course in Nursing

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