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Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras
Acesso Remoto

Palavras-chave

Educação especial
Tecnologia assistiva
Ambiente virtual de aprendizagem
Paralisia cerebral

Como Citar

CALHEIROS , David dos Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves; LOURENÇO , Gerusa Ferreira; GONÇALVES , Adriana Garcia; MANZINI, Mariana Gurian. Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento, implementação e avaliação de um caso. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–30, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656498. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi planejar, implementar e avaliar um serviço de consultoria colaborativa a distância em Tecnologia Assistiva (TA), para uma dupla de professoras. O estudo desenvolvido na abordagem qualitativa foi do tipo estudo de caso. Participaram também três consultoras da área de TA. Os dados foram coletados por meio de atividades realizadas em um ambiente virtual de aprendizagem e de questionários. Inicialmente, foi identificada a demanda por conhecimentos de TA das professoras. Em seguida, as professoras escolheram um caso de um estudante com paralisia cerebral para receber um suporte das consultoras. Por fim, ocorreu a avaliação do serviço. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados indicaram ser possível identificar as demandas das professoras em relação a TA, bem como planejar e implementar ações de consultoria colaborativa a distância. A contribuição desta investigação consiste em indicar mais uma possibilidade de serviço de apoio à escola.

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