Banner Portal
Políticas de formação de professores no Brasil
Acesso Remoto

Palavras-chave

Formação de professores
Políticas públicas
Legislação
Educação Básica

Como Citar

OLIVEIRA , Hosana Larissa Guimarães; LEIRO , Augusto César Rios. Políticas de formação de professores no Brasil: eferenciais legais em foco. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656527. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Este artigo buscou analisar as políticas de formação de professores da Educação Básica no Brasil por meio da produção legislativa instituída entre 2007 e 2014, a fim de apontar aspectos e contradições que caracterizam as políticas instituídas durante a 53ª e a 54ª Legislaturas do Congresso Nacional. Foi realizada pesquisa documental na base de dados do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a fim de identificar as cinco proposições que se tornaram lei, neste período, todas de autoria da Presidência da República. Os resultados sugerem o protagonismo do poder executivo federal como regulador das políticas de formação de professores da Educação Básica no País, indicam esforços para articular as ações numa perspectiva sistêmica e denotam grandes desafios para tornar realidade o proposto em lei.

Acesso Remoto

Referências

Aguiar, M. A. S., & Scheibe, L. (2010, janeiro/junho) Formação e valorização: desafios para o PNE 2011/2020. Revista Retratos da Escola, 4(6), 77-90.

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. (2011, janeiro). Políticas de formação inicial e continuada de profissionais da educação no contexto dos anos 2000. Documento Final XV Encontro Nacional da ANFOPE. Goiânia.

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. (2012, novembro). Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação: PNE, Sistema Nacional na CONAE/2014 e Fóruns Permanentes de apoio à formação docente. Documento Final do XVI Encontro Nacional da ANFOPE. Brasília.

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Barreto, E. S. de S. (2011, janeiro/abril). Políticas e práticas de formação de professores da educação básica no Brasil: um panorama nacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 27(1), 39-52.

Barreto, E. S. de S. (2015, julho/setembro). Políticas de formação docente para a educação Básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, 20(62), 679701.

Brzezinski, I. (2007, maio/agosto). Formação de professores para a educação básica e o curso de Pedagogia: a tensão entre o instituído e instituinte. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 23(2), 229-251.

Brzezinski, I. (2012). Debates contemporâneos sobre formação e valorização dos profissionais da educação e o plano nacional de educação (2012-2021). Revista de Ciências Humanas, 13(20), 11-27. Entrevista concedida a Edite Maria Sudbrack.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2014). Relatório de Gestão 2009-2014 (vol. 1). Recuperado em 18 de dezembro de 2016, de http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEBrelatorio-de-gestao-vol-1-com-anexos.pdf.


Dourado, L. F. (2015, abril/junho). Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, 36(131), 299-324.

Gatti, B. A. (2015). Formação de professores: compreender e revolucionar. In C. A. da Silva Junior, B. A. Gatti, M. da G. N. Mizukami, M. D. S. Pagotto, & M. de L. Spazziani (Orgs.), Por uma revolução no campo da formação de professores (pp. 229-243). São Paulo: Unesp.

Gatti, B. A., André, M. E. D. A., Gimenes, N. A. S., & Ferragut, L. (2014). Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: Fundação Carlos Chagas.

Gatti, B. A., Barreto, E. S. de S., & André, M. E. D. de A. (2011). Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco.

Nóvoa, A. (2011). O regresso dos professores. Pinhais: Melo.

Observatório do PNE. (2016). Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.observatoriodopne.org.br/.

Palafox, G. H. M., Klinke, K., & Silva, M. S. P. da. (2013, maio/agosto). Políticas de currículo, formação e valorização dos profissionais da educação pós-Constituição de 1988: um breve balanço. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 29(2), 305-325.

Saviani, D. (2009, janeiro/abril) Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 143-155.

Scheibe, L. (2010, julho/setembro). Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação e Sociedade, 31(112), 981-1000.

Decreto nº 3.276, de 6 de dezembro de 1999 (1999). Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3276.htm.

Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006 (2006). Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm.

Decreto nº 6.316, de 20 de dezembro de 2007 (2007). Aprova o Estatuto e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e dá outras providências. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2007/Decreto/D6316.htm.

Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 (2009). Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Recuperado em 18 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2009/Decreto/D6755.htm.

Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010 (2010). Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Recuperado em 19 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2010/Decreto/D7219.htm.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado em 5 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.

Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996 (1996). Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Recuperado em 9 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9424.htm.

Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001(2001). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm.

Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006 (2006). Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11273.htm.

Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 (2007). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n. 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nºs 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2007/Lei/L11494.htm.

Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 (2007). Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nºs 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2007/Lei/L11502.htm.

Lei nº 12.056, de 13 de outubro de 2009 (2009). Acrescenta parágrafos ao art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12056.htm.

Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013 (2013). Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2013/lei/l12796.htm.

Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.

Parecer CNE/CEB nº 1, 29 de janeiro de 1999 (1999). Brasília: Conselho Nacional de Educação. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb001_99.pdf.

Resolução CNE/CEB nº 2, de 19 de abril de 1999 (1999). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, na modalidade Normal. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb02_99.pdf.

Resolução CNE/CP nº 02, de 1º de julho de 2015 (2015). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Recuperado em 05 de janeiro de 2016, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015pdf&Itemid=30192.

Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 (2006). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Recuperado em 17 de novembro de 2016, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.

Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 (2002). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Recuperado em 16 de novembro de 2016, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/ pdf/rcp01_02.pdf.

Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 (2002). Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Recuperado em 6 de novembro de 2016, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.