Banner Portal
O pensamento plástico das capas de Pro-Posições
Acesso Remoto

Palavras-chave

Pro-posições
Capas de periódicos científicos
Sociologia da arte
História cultural
Pensamento plástico
Pierre Francastel.

Como Citar

TREVISAN, Anderson Ricardo. O pensamento plástico das capas de Pro-Posições. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8657921. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe uma leitura das capas da revista Pro-Posições a partir de um caminho metodológico oferecido pela sociologia histórica de arte de Pierre Francastel, com base em seu conceito-chave de pensamento plástico. A análise levou em conta as imagens, as fontes e as cores presentes nas capas, bem como a história social dos agentes envolvidos em sua elaboração, especialmente os artistas plásticos. Como conclusão, percebeu-se que, ao longo do tempo, a revista foi perdendo sua característica visual, atendendo à tendência contemporânea editorial, em que plataformas eletrônicas como a SciELO oferecem um modo padronizado de editar e publicizar informações científicas. Nesse universo on-line, as capas parecem se tornar algo ultrapassado, o que convém ser problematizado. Afinal, faz sentido a noção de capa no mundo do periódico científico digital hoje?

Acesso Remoto

Referências

Argan, G. C. (1993). História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes.

Benjamin, W. (1985). Sobre o conceito de história. In W. Benjamin, Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.

Berger, J. (1999). Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Bittencourt, A. B. (2014). Um homem que lia. In A. L. G. de Faria, G. F. Rigotti, & W. M. Oliveira Jr (Orgs.), Imagens e palavras: homenagem a Milton José de Almeida (pp. 9-22). Campinas: Editores Associados.

Clémen, C. (2013). Comics. Recuperado em 07 de junho de 2019, de http://carlosclemen.blogspot.com/2013/02/exposicao-comics.html.

Durkheim, É. (1978). As formas elementares da vida religiosa. In É. Durkheim, Durkheim (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural.

Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras (2012). Carlos Clémen. São Paulo: Itaú Cultural. Recuperado em 15 de novembro de 2018, de http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8209/carlos-clemen.

Fabris, A. (2003). O pensamento visual. In A. Catani et al. (Orgs.), Estudos Socine de cinema, ano IV. São Paulo: Panorama.

Faria, A. L. G, Rigotti, G. F., & Oliveira Jr., W. M. (2014a). Estrangeiridade e criação. In A. L. G. Faria, G. F. Rigotti, & W. M. Oliveira Jr. (Orgs.), Imagens e palavras: homenagem a Milton José de Almeida (pp. xi-xviii). Campinas: Editores Associados.

Faria, A. L. G., Rigotti, G. F., & Oliveira Jr., W. M. (Orgs.) (2014b). Imagens e palavras: homenagem a Milton José de Almeida. Campinas: Editores Associados.

Faria, A. L. G., Rigotti, G. F., & Oliveira Jr., W. M. (Orgs.) (2014c). Imagens e palavras: homenagem a Milton José de Almeida (CD-ROM com livro e material extra referente ao colóquio). Campinas: Editores Associados.

Foucault, M. (1981). Las meninas. In M. Foucault, As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes.

Francastel, P. (1970). Études de Sociologie de L’art. Paris: Denoël/Gönthier.

Francastel, P. (1990). Pintura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes.

Francastel, P. (1993). A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva.

Gombrich, E. H. (1999). A história social da arte. In E. H. Gombrich, Meditações sobre um cavalinho de pau e outros ensaios sobre a teoria da arte (pp. 86-94). São Paulo: Edusp, 1999.

Hauser, A. (1995). História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes.

Mattos, D. (2012). Ecos de uma silenciosa narrativa. Recuperado em 15 de novembro de 2018, de http://carlosclemen.blogspot.com/2013/02/exposicao-comics.html?view=magazine.

Menezes, P. (1996, outubro). Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social, Rev. Sociol. USP, 8(2), 83-104.

Menezes, P. (1997). A trama das imagens. São Paulo: Edusp.

Passeron, J.-C. (1991, janeiro/dezembro). Prazeres e saberes do olho: confissões de um sociólogo que gosta de pintura. Tempo Social, 3(1-2), 55. Recuperado em 05 de outubro de 2019, de https://doi.org/10.1590/ts.v3i1/2.84816.

Soares, C. L. (2014). Do amor pela palavra... à descoberta da imagem. In A. L. G. de Faria, G. F. Rigotti, & W. M. Oliveira Jr (Orgs.), Imagens e palavras: homenagem a Milton José de Almeida (pp.). Campinas: Editores Associados.

Trapézio Galeria. Artistas. Carlos Clémen. Recuperado em 07 de junho de 2019, de https://www.trapeziogaleria.com/artistas/a-d/carlos-clemen.

Trevisan, A. R. (2010). Imagens e textos explicativos na investigação sociológica: apontamentos teóricos para ler a Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret (1768-1848). Cadernos Ceru (USP), 21, 153-169.

Vigotski, L. S. (2008). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Wagner, P. (1997). Reading Iconotexts: From Swift to the French Revolution (Picturing History) Londres: Reaktion Books.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.