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Educação visual e mudanças climáticas
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Palavras-chave

Educação
Educação visual
Aquecimento global
Análise foucaultiana do discurso.

Como Citar

CAZETTA, Valéria; VIVIANI, Luciana Maria; ANTUNES, Débora de Moura Mello. Educação visual e mudanças climáticas: a invenção do aquecimento global. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–26, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658083. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Valendo-nos das capas dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na esteira da análise foucaultiana do discurso, verificamos a emergência de três enunciados: a globalização do processo de aquecimento; a dramatização das mudanças climáticas e de seus efeitos; e os riscos do aquecimento para diferentes populações. Nosso objetivo foi suspender o julgamento acerca do aquecimento global e, a partir da superfície de seus enunciados, evidenciá-lo como um constructo social, eivado de relações de saber e poder. A descrição desses enunciados evidenciou-os como uma produção social, em que o controle discursivo ocorre pela emotividade e pela reconstrução de concepções científicas. Tal processo aponta para o potencial pedagógico desses enunciados, já que os leitores podem apreender conceitos, se posicionar e atuar socialmente em resposta aos problemas e soluções veiculados nesses documentos.

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