Banner Portal
Intelectuais mediadores e a internacionalização de saberes
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Ginástica sueca
Kumlien
História da educação
História da educação física
Educação do corpo

Como Citar

BONIFÁCIO, Iara Marina dos Anjos; MORENO, Andrea; BAÍA, Anderson da Cunha. Intelectuais mediadores e a internacionalização de saberes: Kumlien e a ginástica sueca (1895 - 1921) . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200098, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670526. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Entre os séculos XIX e XX, um intenso movimento de internacionalização tomou lugar no Instituto Central de Ginástica de Estocolmo (GCI), apostando, entre outras ações, no trânsito de sujeitos da Suécia para outros países. Ludvig Gideon Kumlien (1874-1934), sueco, se mudou para Paris e realizou diferentes ações para divulgar a ginástica sueca. Objetiva-se aqui, mobilizando a noção de intelectuais mediadores, analisar as estratégias de divulgação empreendidas por Kumlien na França entre os anos de 1895 e 1921. Como fontes, recorreu-se a jornais franceses e manuais de ginástica. Concluiu-se que Kumlien, no encontro com uma nova cultura, traçou estratégias para driblar as resistências, mas não abandonou o modus operandi dos sujeitos formados no GCI.

PDF
PDF (English)

Referências

Andrieu, G. (1999). La Gymnastique au XIX Siècle ou a naissance de l’education physique (1789-1914) Editions Actio.

Baía, A. C., Bonifácio, I. M. A., & Moreno, A. (2019). Tratado pratico de gymnastica sueca de L. G. Kumlien: itinerários de um manual no Brasil (1895-1933). Revista Brasileira de História da Educação, 1(19), 1-23.

Baía, A. C., Moreno, A., & Bonifácio, I. M. A. (2020). A internacionalização da ginástica sueca e sua presença no Brasil na primeira metade do século 20. In P. F. A. Athayde, & I. D. Wiggers (Orgs.), Produção de conhecimento na Educação Física: pesquisas e parcerias do centro da rede cedes no distrito federal (pp. 173-191). Editora Unijuí.

Bazoge, N., Saint-Martin, J., & Attali, M. (2011). Promoting the Swedish method of physical education throughout France for the benefit of public health (1868-1954). Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 23(2), 232-243.

Bernardini, L. (1908, nov.). La Colonie suédoise à Paris. Le Figaro

Bloomfield, A. (2005). Martina Bergman-Osterberg (1849–1915): creating a professional role for women in physical training. History of Education, 34(5) 517-534.

Bolling, H., & Yttergren, L. (2015). Swedish gymnastics for export: a study of the professional careers and lives of swedish female gymnastic directors, 1893-1933. The International Journal of The History of Sport, 32(11-12), 1437-1455.

Bonifácio, I. M. A. (2019). Itinerários de Ludvig Gideon Kumlien e a (re)produção da ginástica sueca (1895-1921). [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

Cabral, P. L. C. (2016). A aliança dos contrários: A ginástica protagonizada no circo (Brasil, 1840-1880). [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

Carlberg, T. (2017). Idrottsrörelse med folklig förankring. Disponível em: https://www.eskilstuna.se/uppleva-och-gora/bibliotek-arkiv-och-lokalhistoria/lokalhistoria---eskilskallan/sok-i-arkiv/historiska-artiklar/idrott/idrottsrorelse-med-folklig-forankring.html

Duval, N. (2006). L’Ecole des Roches, phare français au sein de la nébuleuse de l’Education nouvelle (1899–1944). Paedagogica Historica, 42(1-2) 63-75.

Flix, X. T., & Betrán, J. O. (2012). Las cien obras clave del repertorio bibliográfico español de la educación física y el deporte en su proceso de legitimación e institucionalización (1807-1938). Revista General de Información y Documentación, (22),119-168.

Gervais, T. (2007). L’invention du magazine: La photographie mise en page dans ”La Vie au grand air” (1898-1914). Études Photographiques, (20), p.50-67.

Gomes, A. C. (1993). Essa gente do Rio... os intelectuais cariocas e o modernismo. Estudos Históricos, 6(11), 62-77.

Gomes, A. M. C., & Hansen, P. S. (2016). Intelectuais, mediação cultural e projetos políticos: uma introdução para a delimitação do objeto de estudo. In A.M.C. Gomes, & P. S. Hansen (Orgs.), Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política (pp. 7-37). Civilização Brasileira.

Kumlien, W. C. (1983). The Kumlien Family Directory

Lafreté, G. (1899, nov. 19). La gymnastique suédoise. La Vie au grand air

Lafreté, G. (1900, fev. 22). Le sport et la femme. La Presse

Lanoux, R. C. (2015). A trajetória da escola de Joinville Le-Pont-França (1852-1939) [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Ljunggren, J. (2011). ¿Por qué la gimnasia de Ling? El desenrrollo de la gimnasia sueca durante el siglo XIX. In P. Scharagrodsky (Org.), La invención del “homo gymnasticus”: Fragmentos históricos sobre la educación de los cuerpos en movimiento en Occidente (pp. 37-52). Prometeo.

Manoury, P. (1904, abr. 18). La Gymnastique Suédoise au “Figaro”. Armée et Marine: revue hebdomadaire illustrée des armées de terre et de mer

Mollier, J. (2008). O surgimento da cultura midiática na Belle Époque: a instalação de estruturas de divulgação de massa. In: J. Mollier. A leitura e seu público no mundo contemporâneo: ensaios sobre História Cultural (pp. 175-195). Autêntica.

Moreno, A. (2015). A propósito de Ling, da ginástica sueca e da circulação de impressos em língua portuguesa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 37(2) 128-135.

Moreno, A., & Baía, A. C. (2019). Do Instituto Central de Ginástica (GCI) de Estocolmo para o Brasil: Cultivo e divulgação de uma Educação Do Corpo. Educação em Revista, (35), 1-31.

Park, R. J. (2008). Sharing, arguing, and seeking recognition: International congresses, meetings, and physical education, 1867-1915. The International Journal of The History of Sport, 25(5) 519-548.

Pereira, C. M. F. (s/d). Tratado de Educação Física – Problema Pedagógico e Histórico (Vol. 1). Bertrand.

Pfister, G. (2003). Cultural confrontations: German Turnen, Swedish gymnastics and English sport – European diversity in physical activities from a historical perspective. Culture, Sport, Society. 6(1) 61-91.

Posse, N. F. (1891). How gymnastics are taught in Sweden: the chief cha-racteristics of the Swedish system of gymnastics: two papers T.R. Marvin & Son. Disponível em: http://libcdm1.uncg.edu/cdm/compoundobject/collection/PEPamp/id/7236/rec/1

Quin, G. (2014). Approche comparée des pratiques médicales de “massage” et de “gymnastique”: à la fin du XIXème siècle et au début du Xxème siècle (Angleterre, France, Allemagne, Suisse). Histoire des Sciences Medicales, (2), 215-224.

Roux, H. (1899, jul. 17). Gymnastique. Le Figaro

Roux, H. (1901). Avant-Propos. In L. G. Kumlien, & E. André, E. La gymnastique suédoise: Manuel de la gymnastique rationelle a la portée de tous et à tout âge (pp. 5-13). Flammarion.

Sarremejane, P. (2006). L’héritage de la méthode suédoise d’éducation physique en France : les conflits de méthode au sein de l’Ecole normale de gymnastique et d’escrime de Joinville au début du XXème siècle. Paedagogica Historica, 42(6) 817-837.

Soares, C. L. (1998). Imagens da educação no corpo Autores Associados.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.