Resumo
Este estudo busca refletir sobre a relação entre mediação de leitura de imagem e educação estética, cuja metodologia é a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (Peba). Os dados foram produzidos em um encontro de mediação para crianças de 6 a 7 anos de idade, com a participação do artista Marcelo Urizar. O estudo baseia-se nas discussões de Martins sobre mediação cultural, de Duarte e Schiller sobre educação estética e de Heidegger e de Larrosa sobre o conceito de experiência. Entre algumas percepções, compreende-se que, quando a mediação é dialógica, de forma a propor a nutrição estética e a fruição, as possibilidades de educação estética e de ressignificação para o sujeito amplificam-se.
Referências
Aguiar, A. B. (2011). Pesquisa educacional baseada nas artes: experiências [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10880
Balpe, J-P., & Magné, B. (1991). L’ imagination informatique de la littérature. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes.
Barros, M. de. (2015). Meu quintal é maior do que o mundo Rio de Janeiro: Objetiva.
Buoro, A. B. (1998). O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola São Paulo: Cortez.
Carvalho, C., & Immianovsky, C. (2017). PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, 25(3), 221-236. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729
Carvalho, C., & Santos, M. E. T. (2019). Bebês, museus e mediação: da dimensão estética às relações. Educação & Realidade, 44(4), 1-26. https://doi.org/10.1590/2175-623689405
Duarte, J. F. (2010). O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições.
Francez, L., & Neitzel, A. de A. (2019). Mediações de leitura visual na escola: um estudo com as narrativas das crianças do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, 79(2), 25-41. https://doi.org/10.35362/rie7923252
Franklin, K., Nhoque, J. R., Neitzel, A. de A., & Uriarte, M. Z. (2017). Uma experiência no museu de ciências: entre o sensível e o inteligível. In A. de A. Neitzel, C. Carvalho, J. R. Nhoque, K. Franklin, M. Z. Uriarte & V. A. Meller (Eds.), Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação (pp. 137-152). Florianópolis: Dois por quatro.
Heidegger, M. (2003). A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes.
Irwin, R. L. (2013). A/r/tografia. In B. Dias & R. L. Irwin (Eds.), Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia (pp. 27-35). Santa Maria: UFSM.
Larrosa, J. (2016). Tremores: escritos sobre experiência Belo Horizonte: Autêntica.
Martins, M. C. (2012). Sala de aula: experiências para além das visitas/expedições. In M. C. Martins & G. Picosque (Eds.), Mediação cultural para professores andarilhos na cultura (pp. 47-59). São Paulo: Intermeios.
Martins, M. C. (2014a). Corpos viajantes. In M. C. Martins (Ed.), Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos (pp. 39-42). São Paulo: Terracota Editora.
Martins, M. C. (2014b). Mediações culturais e contaminações estéticas. Revista Gearte, 1(2), 248-264. https://doi.org/10.22456/2357-9854.52575
Martins, M. C., Picosque, G., & Guerra, M. T. T. (2009). Teoria e prática do ensino da arte: a língua do mundo São Paulo: FTD.
Merleau-Ponty, M. (1999). Fenomenologia da percepção São Paulo: Martins Fontes.
Neitzel, A. de A., & Carvalho, C. (2016). A estética na formação de professores. In C. Carvalho & A. de A. Neitzel (Eds.), Mediação cultural, formação de leitores e educação estética (pp. 253-267). Curitiba: CRV.
Neitzel, A. de A., Cruz, D. V. da N., & Weiss, C. S. (2017). A leitura do literário como acontecimento. In A. de A. Neitzel, C. Carvalho, J. R. Nhoque, K. Franklin, M. Z. Uriarte & V. A. Meller (Eds.), Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação (pp. 123-136). Florianópolis: Dois por quatro.
Neitzel, A. de A., Ferri, C., & Borba, A. N. de. (2018). A biblioteca como espaço de mediação cultural e de educação estética. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(20), 1-20. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.2966
Neitzel, A. de A., Soares, A. F. C., Costa, D., Rebeca, E. S. R., Henrique, F., Bridon, J., … Costa, S. J. R. (2012). Formação estética na escola de ensino médio: algumas experiências. In A. de A. Neitzel & C. Carvalho (Eds.), Formação estética e artística: saberes sensíveis (pp. 37-54). Curitiba: CRV.
Oliveira, M. O. de; Charreu, L. A. (2016). Contribuições da perspectiva metodológica “investigação baseada nas artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista, 32(1), 365-382. https://doi.org/10.1590/0102-4698140547
Pessoa, F. (2016). Poesias Porto Alegre: L&PM.
Piske, G., Neitzel, A. de A., & Nhoque, J. R. (2017). Mediações em leitura: contribuições do Pibid para a formação de leitores. In A. de A. Neitzel, C. Carvalho, J. R. Nhoque, K. Franklin, M. Z. Uriarte & V. A. Meller (Eds.), Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação (pp. 263-282). Florianópolis: Dois por quatro.
Rodrigues, L. S., & Roble, O. J. (2015). Educação dos sentidos na contemporaneidade e suas implicações pedagógicas. Pro-Posições, 26(3), 205-224. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507810
Rossi, M. H. W. (2009). Imagens que falam: leitura de arte na escola Porto Alegre: Mediação.
Schiller, F. (2017). A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras.
Uriarte, M. Z., Neitzel, A. de A., Carvalho, C., & Kupiec, A. (2016). Mediação cultural: função de mestre explicador ou ação de mestre emancipador? In C. Carvalho & A. de A. Neitzel (Eds.), Mediação cultural, formação de leitores e educação estética (pp. 37-51). Curitiba: CRV.
Urizar, M. Sem título. (2013a). [1 original de arte, caneta hidrográfica sobre papel, 21 x 29,7 cm, Coleção particular].
Urizar, M. Sem título. (2013b). [1 original de arte, caneta hidrográfica sobre papel, 21 x 29,7 cm, Coleção particular].
Urizar, M. Sem título. (2017). [1 original de arte, caneta hidrográfica sobre papel, 21 x 29,7 cm, Coleção particular].
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Pró-Posições