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Patrimônio, legislação e licenciamento ambiental
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Palavras-chave

Patrimônio arqueológico
Legislação
Educação patrimonial
Cultura
Licenciamento ambiental

Como Citar

BERTONCELLO, Aline; CARBONERA, Mirian; RENK, Arlene Anélia. Patrimônio, legislação e licenciamento ambiental: análise das ações educativas em processos de arqueologia consultiva realizadas no oeste catarinense (2012-2018). Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e022012, 2022. DOI: 10.20396/rap.v17i00.8668069. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8668069. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a análise das ações educativas que foram desenvolvidas em processos de arqueologia vinculadas ao licenciamento ambiental, realizando uma comparação entre a Portaria nº 230/2002 e a Instrução Normativa nº 001/2015 – ambas lançadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir da análise dos dados, foi possível perceber que embora existam algumas inconsistências no que diz respeito à Educação Patrimonial, os instrumentos normativos vigentes são um avanço em termos de legislação cultural; afinal, eles regulamentam a proteção do patrimônio em projetos de licenciamento ambiental e também estão preocupados com a difusão dos resultados para as comunidades do entorno dos empreendimentos.

https://doi.org/10.20396/rap.v17i00.8668069
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Referências

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