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Relato de experiências em duas atividades de formação de professoras e professores em Arqueologia
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Palavras-chave

Formação de professoras e professores
Arqueologia
Extensão universitária
Relato de experiência

Como Citar

AZEVEDO, L. W. de; SCHEEL-YBERT, R. Relato de experiências em duas atividades de formação de professoras e professores em Arqueologia: planejamento, realização e caracterização do público. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.20396/rap.v18i00.8673920. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8673920. Acesso em: 5 mar. 2024.

Resumo

No Brasil, existe uma grande lacuna na formação de professoras e professores sobre Arqueologia, e os materiais didáticos disponíveis tratam o tema de forma simplificada. Visando contribuir para superar essa situação, realizamos dois cursos de formação em temáticas de Arqueologia Brasileira. O presente artigo apresenta o processo de organização desses cursos, relatando todas as etapas das atividades, do planejamento à execução: contextos, definição de equipe, definição de público-alvo, formato, escolha dos currículos, inscrição e seleção de cursistas e realização das atividades. Apresenta ainda uma caracterização de professoras, professores e estudantes de licenciaturas interessados em utilizar temas de Arqueologia em suas aulas: um público composto por indivíduos de todas as fases da carreira do magistério, instruídos nas mais variadas áreas do conhecimento, que lecionam em todas as redes e etapas de ensino do país. Esses profissionais possuem pouco acesso à Arqueologia, mas reconhecem na disciplina grande contribuição para suas práticas docentes.

https://doi.org/10.20396/rap.v18i00.8673920
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CAPUCHO, Taís Cristina Jacinto Pinheiro; AZEVEDO, Leonardo Waisman de; PATZLAFF, Rúbia Graciele; MEDEIROS, Nayanne Fernanda Monteiro de; BARBOSA, Vitória Luyza Cardoso; ANDRADE, Vitória da Silva Davi; TUTUNJI, Nadine Machado; LOPES, Nadine Machado; LOPES, Bruna dos Santos Gomes; VOTRE, Giovana Cadorin; NASCIMENTO, Thaylane Cardoso do; LIMA, Mayara Rosa Martins; LIMA, Alessandra Meireles de; VICENTE, Matheus Alexssander Dias; MUZITANO, Alessandra Santos; ALMEIRA, Ana Beatriz Maximo; PENELIS, Julia Vieira; PETRUNGARO, Gabriela Fernandes; SCHEEL-YBERT, Rita. O projeto de extensão “Arqueologia Viva: passado, presente e futuro no Museu Nacional”. In SCHEEL-YBERT, Rita et al. (org.) Vinte Anos de Arqueobotânica no Brasil: Uma disciplina em ascensão. No prelo.

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