Revistas musicais estrangeiras e compositores modernos na Biblioteca de Mário de Andrade

Autores

  • Flávia Camargo Toni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v33i1-2.8636454

Palavras-chave:

Teoria Literária. Crítica literária. Semana de Arte Moderna.

Resumo

As revistas musicais estrangeiras lidas por Mário de Andrade ampliaram os espaços restritos de escuta porque apresentavam as produções recentes, através de partituras, críticas de música e ensaios teóricos. Elas também inspiraram os padrões de revistas brasileiras e circularam entre os intelectuais que se reuniam em redações ou que nutriam interesses em comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Camargo Toni, Universidade de São Paulo

Professora Titular no Setor de Pesquisa, Área de Música, do IEB/USP

Referências

ANCONA LOPEZ, Telê. Produção jornalística de Mário de Andrade. Tese de livredocência. São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, 1991.

ANDRADE, Mário de. Correspondência. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Marcos Antonio de Moraes. São Paulo: Edusp, 2000.

ANDRADE, Mário de. Música, Doce Música. 3ª Ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006.

ANDRADE, Mário de. Música e Jornalismo: Diário de S Paulo. Pesquisa, estabelecimento do texto, introdução e notas de Paulo Castagna. São Paulo: Edusp; Hucitec, 1993.

ANDRADE, Mário de. Taxi e Crônicas no Diário Nacional. Estabelecimento de Texto, Introdução e Notas de Telê Porto Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades; SCCET, 1976

ANDRADE, Mário de Morais. Para Giuseppe Wancolle I. Gazeta, São Paulo, 31 jun. 1918a. Série matérias extraídas de periódicos; Arquivo Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo.

ANDRADE, Mário de Morais. Para Giuseppe Wancolle II. Gazeta, São Paulo, 7 ago. 1918b. Série matérias extraídas de periódicos; Arquivo Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo.

ANÔNIMO. Vera Janacopulos. Le Monde Musical. Paris, números 9 e 10, 1922, p.197.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: Liv. José Olympio, Ed. 1956.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Periódicos musicais do Brasil. In: Música e músicos do Brasil. Rio de Janeiro: Casa do Estudante, 1950. p. 76-80. [Artigo de maio de 1946.]

BARONGENO, Luciana. Musicologia e modernismo na biblioteca de Mário de Andrade. I Jornada Acadêmica Discente – PPGMUS/USP, 2012. Anais. In: http://www.pos.eca. usp.br/index.php?q=pt-br/ppgmus/jornada_discente/2012/5379/paper

BRITO, Mário da Silva. O Alegre combate de Klaxon, In: Klaxon: mensário de arte moderna. São Paulo: SCCET, 1976 (edição fac-similar).

CAROZZE, Valquíria Marotti. A menina boba e a discoteca. São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, 2012. Dissertação de Mestrado.

CARVALHO, Lilian Escorel de. A revista francesa L’Esprit Nouveau na formação das idéias estéticas e da poética de Mário de Andrade. São Paulo, Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009.

CASTAGNA, Paulo. Periódicos musicais brasileiros no contexto das bibliografias e bases de dados na área de música. VII Encontro de musicologia histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 21-23 de julho de 2006, Anais. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2008. p. 21-54.

CHIARELLI, Tadeu. Almeida Jr a Almeida Jr: a crítica de Mário de Andrade. Doutorado, 1996.

CUNHA, Paulo José da Silva. No écran das folhas brancas: o cinema nas leituras, produção jornalística e criação literária de Mário de Andrade. São Paulo, Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de de São Paulo, 2009, p. 20-21.

DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. São Paulo: Hucitec; Secretaria Municipal de Cultura, 1985.

FARA, Giulio. Appunti di etnofonia comparata. Rivista Musicale Italiana. Torino, p. 277334, 1922.

FERES, Nites Therezinha. Aurora de arte século XX: a modernidade e seus veículos de comunicação, 1972.

GIANNEO, Luis. Suíte. Buenos Aires: M. Galvello; Grupo Renovación, 1933.

GREMBECKI, Maria Helena. Mário de Andrade e L’ Esprit Nouveau. S Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1969.

HENRY, Leigh. Men-in-the-street. Fanfare, Londres, n. 6, p. 101/102, 15 dez. 1921.

KOECHLIN, Charles. Pierrot Lunaire. Le Monde Musical. Paris, n. 3 e 4, p. 47-49, 1922.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em Revista. São Paulo: Edusp, 2006.

PAULA, Rosangela Asche de. Mário de Andrade “designer” aprendiz. DO Leitura, São Paulo, a. 19, n. 3, p. 14-21, mar. 2001.

SCHUMANN, Robert. 24 melodie scelte para canto e piano. Milão, Ricordi, s.d. Tradução de Giulio Ricordi e Tito Velli.

SOLVAY, Lucien. L’évolution théatrale. Bruxelas: Ed. G. Von Ouest et Cie., 1922.

VERA JANACOPULOS. Le Monde Musical. Paris, n. 3 e 4, p. 197, 1922.

WELLESZ, Egon. Deux Pierrots Lunaires à Vienne. La Revue Musicale, ano 5, p. 271-272, 1 mar. 1922.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

TONI, F. C. Revistas musicais estrangeiras e compositores modernos na Biblioteca de Mário de Andrade. Remate de Males, Campinas, SP, v. 33, n. 1-2, p. 225–244, 2015. DOI: 10.20396/remate.v33i1-2.8636454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636454. Acesso em: 3 fev. 2023.