Resumo
Este ensaio visa revisitar a obra inicial do poeta português Al Berto, sob duas perspetivas diversas mas articuladas: a recuperação da sua produção artística inicial e a forma como a obra tematiza a transição das artes plásticas para a escrita; a presença, no seu livro Projets 69, do modelo do Livro de Artista e do Manual de Instruções, ao serviço da realização de performances e instalações que visam responder ao projeto de intensificação da experiência.
Referências
AL BERTO. Lunário. 2. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.
AL BERTO. Projectos 69, Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
AL BERTO. O medo. 4. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
ANGHEL, Golgona. A metafísica do medo. Leituras da obra de Al Berto. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura e de Cultura) – Estudos Portugueses, Universidade de Lisboa. Lisboa, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/542. Acesso em: 14 maio 2019.
ANGHEL, Golgona. Cronos decide morrer. Lisboa: Língua Morta, 2013.
DRUCKER, Johanna. The century of artist’s books. New York: Granary Books, 2004.
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