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Literatura como ato irredutível a conhecimento
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Palabras clave

Ensino de literatura. Conhecimento. Factividade.

Cómo citar

PECORA, Alcir. Literatura como ato irredutível a conhecimento. Remate de Males, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 307–312, 2014. DOI: 10.20396/remate.v34i2.8635849. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635849. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumen

A literatura pode instruir ou educar, além de comover e deleitar, como se descreve nas preceptivas antigas, mas a sua finalidade não é o conhecimento. Isto significa não apenas que ela não tem por objetivo gerar conceitos, mas também que ela não se deixa traduzir por uma metalinguagem capaz de substituir o objeto do fazer, que permanece irredutível em sua própria operação. A literatura se dá, portanto, como ato de produção e apenas subsiste como instância de um fazer, isto é, como factividade.

https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635849
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