Banner Portal
Foto-memórias de tempos difíceis
PDF

Palavras-chave

Fotografia. Documento. Literatura.

Como Citar

FABRIS, Annateresa. Foto-memórias de tempos difíceis. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 66–75, 2012. DOI: 10.20396/resgate.v20i23.8645729. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645729. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Em 1936, a revista Fortune encomendou a James Agee uma reportagem sobre a pobreza rural no Sul dos Estados Unidos. A delonga do escritor e as dúvidas da revista sobre o projeto determinaram o cancelamento da publicação. O projeto foi publicado sob a forma de livro em 1941 – "Elogiemos os Homens Ilustres" –, com um bloco de trinta e uma fotos de Evans destituídas de legendas antecedendo o texto lírico de Agee. Como este enfatizou, fotos e texto eram “coiguais, mutuamente independentes e plenamente colaborativos”.
https://doi.org/10.20396/resgate.v20i23.8645729
PDF

Referências

AGEE, James. Elogiemos os Homens Ilustres. Trad. Caetano Waldrigues Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BOURDIEU, Pierre. “La definición social de la fotografia”. In.: BOURDIEU,

Pierre (org.). La Fotografía: un Arte Intermedio. México: Editorial Nueva Imagen, 1979, p. 107-148.

CAMPANY, David. “Une intervention récalcitrante: les pages de Walker Evans”. Études Photographiques, Paris, n. 27, maio 2011, p. 86-110.

CHASSEY, Éric de. Platitudes: une Histoire de la Photographie Plate. Paris: Gallimard, 2006.

CHASSEY, Éric de. “Les photographies d’architecture victorienne de Walker Evans et l’invention du style documentaire”. Les Cahiers du Mnam, Paris, n. 92, verão 2005, p. 74-93.

CHEVRIER, Jean-François. “Walker Evans/Dan Graham: doble lectura”. In.: La Fotografía entre las Bellas Artes y los Medios de Comunicación. Barcelona: GILLI, Gustavo, 2007, p. 229-273.

DYER, Geoff. O Instante Contínuo: uma História Particular da Fotografia. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras: 2008.

EVANS, Walker. “The reappearance of photography”. In.: ROSENHEIM, Jeff L. e EKLUND, Douglas (org.). Unclassified: a Walker Evans Anthology. Zurique/Berlim/Nova York: Scalo; Nova York: The Metropolitan Museum of Art, 2000, p. 80-84.

HAGEN, Charles. “Elements à photographier pour rendre compte de la réalité américaine”. In.: Centre National de la Photographie (org.). Amérique. Les Années Noires: Farm Security Administration/1935-1942. Paris: Centre National de la Photographie, 1983, s. p.

JEFFREY, Ian. Photography: a Concise History. Nova York/Toronto: Oxford University Press, 1981.

MORA, Gilles e HILL, John T. Walker Evans: the Hungry Eye. Londres: Thames & Hudson, 2004.

SUZUKI Jr., Matinas. “O algodão agridoce”. In: AGEE, James. Elogiemos os Homens Ilustres. Trad. Caetano Waldrigues Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 433-454.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.