História Oral no campo das artes: porta para universos subjetivos

Autores

  • Patrícia da Silva Yokomizo Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

DOI:

https://doi.org/10.20396/resgate.v23i30.8645812

Palavras-chave:

Resenha. História oral. Subjetividade. Acervo. Artes

Resumo

Em Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes, Richard Cándida Smith, professor da Universidade da Califórnia, Berkeley, condensa resultados de mais de duas décadas de pesquisa com fontes orais. No livro, são reunidos ensaios que oferecem perspectivas históricas sobre o lugar ocupado por tais fontes em um circuito de relações desenvolvido por artistas e suas comunidades. O objetivo é refletir sobre os desafios interpretativos do uso da História Oral na reconstrução da história das Artes Plásticas, no caso, da Califórnia. Na obra, Cándida Smith demonstra, ainda, como tem combinado fontes orais, escritas e visuais para fornecer informações sobre a vida cultural dos EUA durante o século XX

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Yokomizo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Discente do Mestrado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio FAPESP. Bacharela em Têxtil e Moda também pela EACH-USP. Possui Licenciatura em Têxtil e Moda pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Artista visual com formação complementar em desenho e fotografia. Foi docente nos cursos de Modelagem do Vestuário e Comunicação Visual da Escola Técnica Estatual de Tiquatira (ETEC Tiquatira) entre 2010 e 2015. Em 2012 foi coordenadora do curso de Modelagem do Vestuário da ETEC Tiquatira. De 2013 a 2014 foi responsável pelo grupo de Análises Curriculares do curso de Vestuário do CEETEPS. É membro e co-fundadora do grupo de pesquisa Envelhecimento, Aparência, Imagens e Significados (EAPIS), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Andrea Lopes, da EACH-USP.

Referências

Resenha da obra:

CÁNDIDA SMITH, Richard. Circuitos de subjetividade: História Oral, o acervo e as artes. São Paulo: Letra e Voz, 2012. (Coleção Ideias). 236 p.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

YOKOMIZO, P. da S. História Oral no campo das artes: porta para universos subjetivos. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 131–134, 2015. DOI: 10.20396/resgate.v23i30.8645812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645812. Acesso em: 3 dez. 2021.