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Ride to live, live to ride
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
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Palavras-chave

Pedagogias culturais
Identidade
Harley-Davidson

Como Citar

OLTRAMARI, Leandro; NAUJORKS, Carlos José. Ride to live, live to ride: Harley-Davidson como uma pedagogia cultural. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.20396/resgate.v31i00.8667911. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8667911. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

O campo de estudos das pedagogias culturais tem avançado de forma considerável em demonstrar os processos de produção cultural e de construção identitária desenvolvidos pelas grandes corporações a partir de seus interesses de mercado. Este trabalho pretende contribuir com os estudos sobre as pedagogias culturais através de uma análise das narrativas presentes no universo de motocicletas custom e o seu papel na apresentação de referentes identitários relevantes para a construção de uma identidade social biker. Busca-se evidenciar o papel da indústria cultural e, de forma específica, da Harley-Davidson, em constituir os referentes identitários a partir dos quais se dão os processos de construção da identidade social biker custom.

https://doi.org/10.20396/resgate.v31i00.8667911
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