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Memória e patrimônio
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
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Palavras-chave

Práticas museais
Instituição educativa
Memória
Patrimônio
Escola Regional de Merity

Como Citar

ANDRADE, Marluce Souza de; TUÃO, Renata Spadetti; ARAÚJO, Thays Rosalin de; COSTA, Márcia Spadetti Tuão da. Memória e patrimônio: práticas museais de uma instituição educativa. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023009, 2023. DOI: 10.20396/resgate.v31i00.8671147. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8671147. Acesso em: 14 dez. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa sobre os processos educativos na Baixada Fluminense. O enfoque é dado ao trabalho com a memória e valorização do Patrimônio Histórico-Educativo da cidade de Duque de Caxias através da análise das práticas museais na centenária Escola Regional de Merity, hoje Creche-Escola Municipal Doutor Álvaro Alberto, desenvolvidas ao longo de sua história. Foram consultados o acervo remanescente da escola, sob guarda do CEPEMHEd, e pesquisas acadêmicas sobre a história do colégio. Parte-se do entendimento da instituição educativa enquanto “lugar de memória” (NORA, 1993); da concepção ampliada de Educação Patrimonial (NAJJAR, 2010); e da “noção de experiência” (THOMPSON, 2001). Conclui-se que tanto a criação quanto a forma atual do Museu Regional vão ao encontro dos projetos de escola assumidos em cada conjuntura histórica: no início do século XX, ligado ao projeto regionalista, e no século XXI, referente ao direito à memória.

 

https://doi.org/10.20396/resgate.v31i00.8671147
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