Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa sobre os processos educativos na Baixada Fluminense. O enfoque é dado ao trabalho com a memória e valorização do Patrimônio Histórico-Educativo da cidade de Duque de Caxias através da análise das práticas museais na centenária Escola Regional de Merity, hoje Creche-Escola Municipal Doutor Álvaro Alberto, desenvolvidas ao longo de sua história. Foram consultados o acervo remanescente da escola, sob guarda do CEPEMHEd, e pesquisas acadêmicas sobre a história do colégio. Parte-se do entendimento da instituição educativa enquanto “lugar de memória” (NORA, 1993); da concepção ampliada de Educação Patrimonial (NAJJAR, 2010); e da “noção de experiência” (THOMPSON, 2001). Conclui-se que tanto a criação quanto a forma atual do Museu Regional vão ao encontro dos projetos de escola assumidos em cada conjuntura histórica: no início do século XX, ligado ao projeto regionalista, e no século XXI, referente ao direito à memória.
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