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O ensino secundário na Capital da província de Minas Gerais (1830-1840)
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Palavras-chave

Seminário de Mariana
Companhia Auxiliadora da Instrução
Colégio Nossa Senhora da Assunção

Como Citar

NOGUEIRA, Vera Lúcia. O ensino secundário na Capital da província de Minas Gerais (1830-1840) . Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021008, 2021. DOI: 10.20396/resgate.v29i1.8663361. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8663361. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa os debates e disputas que estiveram na gênese da criação do primeiro colégio público de Ensino Secundário da província de Minas Gerais, denominado “Collegio de Nossa Senhora de Assumpção”. Ancorada nos estudos da Nova História Política e da História da Educação, analisamos jornais da época, relatórios provinciais e a legislação educacional. Evidenciam-se disputas de poderes, especialmente, entre o Poder Civil e Poder Eclesiático, no contexto das estratégias governamentais voltadas à organização e institucionalização do campo educativo provincial decorrentes da emenda constitucional de 1834. A modernização da Província e as demandas profissionais para as novas burocracias imperiais definiriam o teor dos debates orientando as críticas ao distanciamento das práticas e dos conteúdos presentes na formação da mocidade mineira.

https://doi.org/10.20396/resgate.v29i1.8663361
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