Ética da libertação e educação: por novos horizontes à educação de jovens e adultos

Autores

  • Alder Sousa Dias Núcleo de Educação Popular Paulo Freire / Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v7i1.1746

Palavras-chave:

Educação. Ética. Práxis

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metodologicamente, constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual realiza uma incursão crítico-analítica sobre alguns momentos da história da EJA para em seguida apontar algumas lições aprendidas. Conclui afirmando que a Ética da Libertação pode constituir-se em subsídio para a elaboração de novos horizontes de práxis de libertação no âmbito da educação brasileira e instiga à realização de pesquisas sobre a educação e suas relações com a Ética da Libertação como meio de pensar em novos horizontes teórico-práticos para a EJA.

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Biografia do Autor

Alder Sousa Dias, Núcleo de Educação Popular Paulo Freire / Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Especialista em Filosofia da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2014-11-02

Como Citar

DIAS, A. S. Ética da libertação e educação: por novos horizontes à educação de jovens e adultos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 159–172, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v7i1.1746. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1746. Acesso em: 5 dez. 2021.