Banner Portal
Sobre a possibilidade de uma filosofia da técnica correta e verdadeira
PDF

Palavras-chave

Técnica. Heidegger. Filosofias da Técnica.

Como Citar

BREA, Gerson. Sobre a possibilidade de uma filosofia da técnica correta e verdadeira. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 42–54, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i3.1750. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1750. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo pretende aproximar-se do fenômeno da técnica, a partir de uma discussão do texto “A questão da técnica”, de Martin Heidegger. Após uma breve introdução que apresenta diversos momentos de concepções antropológicas da técnica, a discussão analisará passagens centrais da proposta heideggeriana em que a essência da técnica é compreendida como um acontecimento da verdade. Finalmente, o artigo tecerá algumas reflexões, inspiradas em um trabalho de Alfred Nordmann, sobre os limites que o pensamento de Heidegger nos impõe quando pretendemos pensar outras possibilidades de uma filosofia da técnica.

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i3.1750
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.