Banner Portal
Técnica e educação em tempos de indigência
PDF

Palavras-chave

Técnica. Educação. Humanismo.

Como Citar

FERREIRA JUNIOR, Wanderley Jose. Técnica e educação em tempos de indigência. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 87–116, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i3.1752. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1752. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Procura-se refletir sobre as possíveis articulações entre técnica e educação no âmbito do pensamento heideggeriano. Tomando como ponto de partida os possíveis limites da analítica existencial de Ser e Tempo em questionar o fenômeno da técnica moderna, explicita-se como a questão da técnica articula-se com a questão da formação humana no Discurso de Reitorado (A auto-afirmaçãoda universidade alemã) (1933). Caracterização da essência da técnica moderna na fase terminal da metafísica explicitando em que sentido em tal época vivemos um estado de indigência e penúria, impotentes para pensar. Em um terceiro momento procura-se pensar as alternativas que se abririam à formação humana no contexto de uma época considerada pós-huma 

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i3.1752
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.