Banner Portal
O Corpo Social do Sujeito
PDF

Palavras-chave

Simondon. Individuação. Novo humanismo.

Como Citar

GUCHET, Xavier. O Corpo Social do Sujeito. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 157–186, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i3.1755. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1755. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Simondon situou o conjunto de seus trabalhos sob o signo de uma confrontação entre a filosofia e as ciências humanas. Partindo da constatação de que as ciências humanas de sua época são insuficientemente unificadas e que elas perdem a realidade do homem concreto e completo, ele quer propor uma filosofia da individuação humana que possa renovar os saberes sobre o homem. Esta filosofia da individuação se apresenta como um esforço para casar estreitamente duas dimensões da realidade humana que são habitualmente tratadas separadamente: as formas de organização social de um lado, os modos de confrontação à matéria do outro. Em suma, o social e o técnico. Na capacidade de pensar conjuntamente estas duas dimensões, do social e do técnico, lança-se, segundo Simondon, a possibilidade de propor um novo humanismo à altura dos desafios contemporâneos.

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i3.1755
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.