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Evolução da análise da produção do conhecimento em educação e educação física: a dialética de um espectador (1987-2012)
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Palavras-chave

Pesquisa educacional. Epistemologia. Filosofia da educação.

Como Citar

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio. Evolução da análise da produção do conhecimento em educação e educação física: a dialética de um espectador (1987-2012). Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 7–28, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635392. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635392. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Na perspectiva da dialética do espectador, este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve por objetivo a observação critica da evolução da análise da produção do conhecimento em educação e educação física nos 25 últimos anos. A referência a um espectador se refere a sua dupla função, como observador distante de um acontecimento que precisa negar a distância objetiva e passiva e assumir a função e o lugar ativo e compromissado do ator. Na tensão entre observador e o ator, podem-se identificar dois momentos, o do observador que se valendo de indicadores estatísticos retrata alguns momentos do espetáculo nesse caso 1987 e 2012, e, como ator também pesquisador que se valendo da epistemologia, interpreta criticamente esses indicadores para compreender as mudanças e as permanências da produção em educação e educação física nesse período.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635392
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