Banner Portal
A documentalidade das citações bibliográficas
PDF

Palavras-chave

Bibliometria. Citações bibliográficas. Documentalidade.

Como Citar

SILVA, Márcia Regina; MOSTAFA, Solange Puntel. A documentalidade das citações bibliográficas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 103–119, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635397. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635397. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A bibliometria agrega aportes sócio-cognitivos e se apresenta de maneira mais contextualizada, no qual a rede de associações implica aspectos até políticos na constituição do saber. De uma simples contabilidade de documentos que chamávamos bibliometria, passamos a entender as referências bibliográficas como distribuídas em redes, como corpus de análises. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o agenciamento das citações bibliográficas. Partimos de Bernd Frohmann para a compreensão do conceito de “documentalidade” e discutimos termos da literatura recente, como a neobibliometria e a neodocumentação. Sob o prisma filosófico, aproximamos nossa análise a de Deleuze e Guattari para afirmar que as citações portam uma documentalidade, isto é, uma potência, um virtus, ou mesmo uma força informativa.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635397
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.