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Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem (1987-2010)
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Palavras-chave

Pesquisa educacional. Distúrbios de aprendizagem. Fracasso escolar.

Como Citar

BUENO, José Geraldo Silveira; OLIVEIRA, Angelita Mendes Ramos de. Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem (1987-2010). Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 166–188, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635399. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo, levado a efeito em 2012, teve por objetivo investigar as tendências da pesquisa educacional no que se refere aos chamados “distúrbios de aprendizagem”. Por meio da análise de 183 resumos de teses e dissertações que abordaram as dificuldades de aprendizagem, depositadas no banco de teses da CAPES (Brasil. MEC. CAPES, 2012) entre 1987 e 2010 e, com base nas contribuições de Williams (1980) e Bourdieu (2007), analisamos essas produções, das quais foram coletados os seguintes dados: Quem foram os autores institucionais? Quando se deram as defesas? Como as investigações foram produzidas? Por fim, procuramos recolher dados que pudessem evidenciar se a tendência de imputar o baixo rendimento escolar a pretensos “distúrbios de aprendizagem” prevaleceu durante todo o período investigado ou se a perspectiva crítica, representada pelos estudos de Patto (1999) e Collares & Moysés (1996), passou a influir sobre essa produção. Os resultados apontam que, apesar da disseminação da perspectiva contrária à prática de atribuir aos alunos as causas do seu baixo rendimento escolar, ainda prevalece a concepção tradicional, embora a produção com base na perspectiva crítica tenha crescido no período analisado.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635399
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