Banner Portal
Cosmovisão, educação e diversidade étnica para a emancipação xokleng/la klã nõ
PDF

Palavras-chave

Educação escolar indígena. Cosmovisão. Emancipação.

Como Citar

COSTA, Carlos Odilon da; KONELL, Vania. Cosmovisão, educação e diversidade étnica para a emancipação xokleng/la klã nõ. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 189–207, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635400. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635400. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este texto relata o debate amparado nas atividades decorrentes do projeto de pesquisa financiado pela CAPES como parte do Programa Observação Educação Escolar Indígena MEC/INEP, desenvolvido junto ao grupo de Pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS instalado junto ao Programa de Mestrado em Educação da FURB. Tem como foco instigar o debate no sentido de compreender como a cosmovisão Xokleng/La klã nõ poderá, por meio da educação, contribuir para revitalizar a língua e ressignificar a cultura desse povo. Esse texto incorpora como pontos referenciais a caracterização do que é cosmovisão e como ela pode atuar na  educação como agente de autonomia e emancipação humana, no contexto Xokleng/La klã nõ, tendo a pedagogia freiriana com referencial que pode viabilizar o processo educativo com esses propósitos num contexto de diversidade étnica. Esse texto também aborda a ontologia social com base no trabalho como um importante aspecto para caracterizar a cosmovisão de um povo e com esta perspectiva possibilita pensar uma dinâmica escolar que por meio da cosmovisão, no contexto da diversidade étnica desenvolva educação para a emancipação e autonomia Xokleng/La klã nõ.
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635400
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.