A episteme e a opinião no projeto pedagógico de Platão

Autores

  • Terezinha Duarte Vieira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635402

Palavras-chave:

Platão. Episteme. Opinião.

Resumo

Este texto pretende compreender o lugar da episteme e da opinião no projeto pedagógico de Platão. Para isso, faz-se uma discussão sobre a poesia no contexto da paidéia poética para evidenciar o aspecto da transmissão oral  como preservação da história. Debate-se, também, sobre as matemáticas, retórica e virtude demonstrando como esses objetos do conhecimento são concebidos pelos sofistas. Ao mesmo tempo, procura-se entender, o sentido que Platão dar na paidéia platônica aos conteúdos já presentes na paidéia sofística. Tal estudo parece ser útil para compreender a maneira como Platão arquiteta e inova o discurso do projeto pedagógico do seu tempo, o qual se fundamenta, também, na relação entre opinião e episteme. Tema presente na obra A República, em específico no livro VII.

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Biografia do Autor

Terezinha Duarte Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Aluna do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

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Publicado

2013-09-15

Como Citar

VIEIRA, T. D. A episteme e a opinião no projeto pedagógico de Platão. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 225–240, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635402. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635402. Acesso em: 4 dez. 2021.