Banner Portal
Dewey e Dennett: dos fundamentos do naturalismo evolutivo aos fundamentos da educação
PDF

Palavras-chave

Dewey. Dennett. Evolução. Naturalismo. Educação.

Como Citar

MATOS, José Claudio Morelli. Dewey e Dennett: dos fundamentos do naturalismo evolutivo aos fundamentos da educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 322–340, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635407. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635407. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo parte das referências a John Dewey feitas por Daniel Dennett, para discutir como as concepções pedagógicas do primeiro se inscrevem no horizonte do naturalismo evolutivo de inspiração darwiniana. A ideia de continuidade entre natureza e experiência, presente na obra de Dewey, é um princípio teórico de amplo alcance, que se pretende aproximar, neste trabalho, com o chamado princípio de acumulação de projetos, descrito por Dennett. Sob este viés, a concepção geral de educação mantida por Dewey, a emergência das instituições e valores sociais da vida compartilhada, e as habilidades de comunicação e significado, são características cuja origem remonta ao processo evolutivo, e cuja função envolve a mútua adaptação entre os indivíduos e seus ambientes. A própria educação é vista como o instrumento pelo qual os grupos sociais processam e reconstroem os componentes epistemológicos, morais, técnicos de sua vida.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635407
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.