Banner Portal
A gênese textual da doutrina da educação das crianças no Tratado da Emenda do Intelecto de Espinosa
PDF

Palavras-chave

Educação. Imanência. Emenda do Intelecto. Acompanhamento do erro.

Como Citar

REZENDE, Cristiano Novaes de. A gênese textual da doutrina da educação das crianças no Tratado da Emenda do Intelecto de Espinosa. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 52–110, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v5i1.8635411. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635411. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Meu objetivo no presente artigo é analisar o movimento argumentativo pelo qual Espinosa introduz, no proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto, a expressão "Doctrina de puerorum Educatione". Embora não se trate de um conceito direta e detidamente desenvolvido por Espinosa, estimo ser possível reconstruir, com base na referida análise, a função de tal doutrina no interior do programa filosófico que aí se delineia. Através dessa reconstrução, pretendo defender que uma doutrina espinosana da educação das crianças deve necessariamente pautar-se pelo “princípio do acompanhamento do erro”, de modo a exprimir, também no âmbito da pedagogia, o caráter radicalmente imanentista do sistema de Espinosa.
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635411
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.