Banner Portal
A gênese textual da doutrina da educação das crianças no Tratado da Emenda do Intelecto de Espinosa
PDF

Palavras-chave

Educação. Imanência. Emenda do Intelecto. Acompanhamento do erro.

Como Citar

Rezende, C. N. de. (2012). A gênese textual da doutrina da educação das crianças no Tratado da Emenda do Intelecto de Espinosa. Filosofia E Educação, 5(1), 52–110. https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635411

Resumo

Meu objetivo no presente artigo é analisar o movimento argumentativo pelo qual Espinosa introduz, no proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto, a expressão "Doctrina de puerorum Educatione". Embora não se trate de um conceito direta e detidamente desenvolvido por Espinosa, estimo ser possível reconstruir, com base na referida análise, a função de tal doutrina no interior do programa filosófico que aí se delineia. Através dessa reconstrução, pretendo defender que uma doutrina espinosana da educação das crianças deve necessariamente pautar-se pelo “princípio do acompanhamento do erro”, de modo a exprimir, também no âmbito da pedagogia, o caráter radicalmente imanentista do sistema de Espinosa.
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635411
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.