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A teoria espinosana de ensino e doutrinação
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Palavras-chave

Teoria espinosana do ensino. Doutrinação.

Como Citar

PUOLIMATKA, Tapio. A teoria espinosana de ensino e doutrinação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 234–260, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i1.8635418. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635418. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os aspectos da teoria espinosana da educação que se relacionam diretamente com a discussão moderna sobre doutrinação. Segundo o autor, se Espinosa, por um lado, entende que o educador deve ajudar os estudantes a deixarem o domínio da imaginação para aquele da razão, defendendo nesse sentido um ensino que promova a autonomia do educando, por outro lado, ele crê ser preciso recorrer à doutrinação quando o estudante se mostra racionalmente passivo.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635418
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