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Gramsci, os pioneiros e a educação integral
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Palavras-chave

Gramsci. Manifesto dos Pioneiros. Educação Integral.

Como Citar

CASTRO, Adriana de; LOPES, Roseli Esquerdo. Gramsci, os pioneiros e a educação integral. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 9–22, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i1.8635521. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635521. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Ao discutirmos acerca da educação integral, temos que nos referenciar na escola unitária, idealizada por Antonio Gramsci, por ele acreditar no poder da escola formando todas as pessoas para serem dirigentes numa nova sociedade, e no Manifesto de 1932. Dentre as principais conclusões, pode-se afirmar que a extensão da jornada discente não pode ser apenas uma questão de ampliação de tempo, mas de uma organização escolar que contemple e qualifique as atividades obrigatórias e as atividades de livre escolha do aluno.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635521
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