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Escola unitária e princípio educativo em Gramsci: um ensaio de compreensão à luz do Caderno 12
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Palavras-chave

Escola unitária. Princípio educativo. Revolução socialista.

Como Citar

SOBRAL, Karine Martins; MORAES, Betânia Moreira; JIMENEZ, Maria Susana Vasconcelos. Escola unitária e princípio educativo em Gramsci: um ensaio de compreensão à luz do Caderno 12. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 83–100, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i1.8635525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635525. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

O artigo explora as categorias Escola Unitária e Princípio Educativo, como base de compreensão da proposta educacional de Gramsci articulada à transição ao socialismo. Explicita que, no Caderno 12, o autor parte da constatação de que o sistema educacional italiano se encontra em crise, a qual se materializaria em uma cisão entre ensino técnico e ensino intelectual. O teórico revolucionário assinala que a referida crise do sistema escolar encontra uma solução na forma de uma escola única, que tem como base o princípio educativo. Gramsci pensa a Escola Unitária para o momento de transição do capitalismo ao socialismo, em que o proletariado tome o poder e instaure um novo sistema educacional.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635525
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