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Educação e hegemonia camponesa: MST e educação do campo no estado do Ceará
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Palavras-chave

Educação do Campo. MST. Hegemonia.

Como Citar

SILVA, Pedro Claesen Dutra. Educação e hegemonia camponesa: MST e educação do campo no estado do Ceará. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 224–236, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i1.8635532. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635532. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O estudo desenvolvido procura demonstrar como a Educação do Campo, cujo processo de elaboração teórico-prática, vem sendo protagonizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) em todo o Brasil, pode contribuir decisivamente para a construção de uma nova hegemonia. Assim, iniciando o texto com uma conceituação teórica dessa perspectiva pedagógica, passando posteriormente por uma revisão bibliográfica sobre o tema e o pensamento do pensador italiano Antônio Gramsci, procurar-se-á problematizar os principais desafios postos à materialização da Educação do Campo a partir da realidade do estado do Ceará.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635532
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