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Movimento e educação popular em Gramsci
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Palavras-chave

Emancipação. Movimento. Educação popular.

Como Citar

FEITOZA, Ronney da Silva. Movimento e educação popular em Gramsci. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 254–275, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i1.8635534. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635534. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A atualidade das teses marxistas, em questões contemporâneas, é o eixo de abordagem, em uma dimensão revolucionária, pautada na interlocução com Gramsci e marxistas contemporâneos (MÉSZÁROS, 2004; LEHER, 2005; LESSA, 2002; NUNES, 2003; HOBSBAWM, 1995; GUIMARÃES, 1999). Traz à cena a concepção praxiológica da História, criticando os determinismos econômicos, como única fonte explicativa, partindo da práxis como ação coletiva dos seres humanos. Investiga as possibilidades de emancipação humana, através do movimento e da educação popular, partindo de ideias que se inscrevem na perspectiva do materialismo histórico e dialético, na luta pela humanização e hominização e contra a coisificação.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635534
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