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O papel da educação na cooptação ideológica em Gramsci e Freire
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Palavras-chave

Gramsci. Freire. Ideologia.

Como Citar

COSTA, Bruno Botelho. O papel da educação na cooptação ideológica em Gramsci e Freire. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 338–341, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i1.8635539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635539. Acesso em: 22 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de cooptação ideológica em Antonio Gramsci e Paulo Freire. Procuraremos ver nas ponderações sobre a contradição Estado/Sociedade civil e sua relevância na disputa da hegemonia de classe em Gramsci e contradição entre teorias de ação dialógica e anti-dialógica em Freire, a possível associação entre suas perspectivas pedagógicas e ideológicas. Para tanto, abordaremos a questão da educação em Freire e Gramsci no intuito de ver nas concepções de intelectual orgânico e do educador-educando dialógico aproximações entre os contrapontos desses autores à referidas contradições.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635539
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