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O lugar da educação em Gramsci: correlação com seus conceitos políticos
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Palavras-chave

Educação. Hegemonia. Política.

Como Citar

SILVA, Deise Rosalio. O lugar da educação em Gramsci: correlação com seus conceitos políticos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 342–344, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i1.8635540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635540. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Antonio Gramsci contribuiu de modo original e relevante para os estudos de educação. Ansiava por instrumentos capazes de alterar a estrutura da sociedade e a educação ocupa um lugar destacado em sua reflexão sobre a transformação social. Para compreendê-lo é necessário examinar não apenas os trechos explícitos sobre intelectuais, educação e cultura de sua obra, mas os conceitos e elucidações que aborda, o encadeamento que o plano político estabelece com seu plano de ação para a construção de uma nova sociedade e, portanto, de seu ideal de formação.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635540
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