Banner Portal
A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira
PDF

Palavras-chave

Experiência e Criatividade. Papel do Professor. Sociedade e Democracia

Como Citar

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 19–46, 2015. DOI: 10.20396/rfe.v7i2.8637547. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8637547. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Procura-se neste artigo refletir sobre o papel da filosofia de John Dewey na educação sem contudo fazer a história de sua presença no Brasil. Sendo impossível analisar todas as suas ideias, o autor selecionou alguns temas básicos da obra de Dewey: experiência e criatividade, papel do professor, sociedade e democracia. Discute-se a importância, para os educadores, do retorno à teoria de Dewey nos tempos atuais, bem como a necessidade de uma reflexão profunda sobre suas ideias. Como conclusão, pergunta-se qual a contribuição do pensamento de Dewey para a prática educacional, hoje, nas escolas brasileiras.

https://doi.org/10.20396/rfe.v7i2.8637547
PDF

Referências

AIKEN, Scott. Pragmatism, the Given, and Dewey’s Notion of Experience. 2007 Conference Program 34th Annual Meeting March 8th-10th, 2007. Marriott Columbia, 1200 Hampton Street, Columbia, SC 29201. University of South Carolina, Columbia, SC. Disponível em: http://www.philosophy.uncc.edu/mleldrid/SAAP/ USC/ program.html

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. 65 (150) p. 407-425 maio/agosto 1984. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/70Anos/Manifesto_dos_Pioneiros_Educacao_Nova.pdf Acesso em 30.03.2015.

DEWEY, John. Human Nature and Conduct. New York: The Modern Library, 1930. 336 p.

DEWEY, John. Experience and Education. New York: The Macmillan Company, 1952. 116 p.

DEWEY, John. The School and Society. Chicago: The University of Chicago Press, 1953. 164 p.

DEWEY, John. Experience and Nature. New York: Dover Publications Inc., 1959a. 443 p.

DEWEY, John. My Pedagogic Creed. In: Dewey on Education. Selections. New York: Teachers College Columbia University Ed., 1959b, p. 19-32.

DEWEY, John. Democracy and education: an introduction to the philosophy of education. New York: The Free Press, 1997.

DEWEY, John. Art as Experience. New York: Peguin Books, 2005.

DWORKIN, Martin. John Dewey: A centennial review. In: DEWEY, John. Dewey on Education. Selections. New York: Teachers College Columbia University Ed., 1959, p. 1-18.

FALLACE, Thomas. The Savage Origins of Child-Centered Pedagogy, 1871–1913 American Educational Research Journal, February 2015, v. 52, n. 1, p. 73–103 DOI: 10.3102/0002831214561629 2014 AERA. http://aerj.aera.net

GLASSMAN, M. Dewey and Vygotsky: Society, Experience, and Inquiry. In: GLASSMAN, M. Educational Practice. Educational Researcher. 30: 3-14, 2001.

HANDLIN, O. John Dewey’s Challenge to Education. New York: Harper & Brothers, 1959. 59p.

OLSEN, Phillip. Dewey’s Virtues In: Conference of the Society for the Advancement of American Philosophy, 2007. Disponível em: http://www.philosophy.uncc.edu/mleldrid/SAAP/USC/program.html. Acesso em 30. 03. 2015.

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. XXXII n. 75, julho/setembro 1959. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001670.pdf Acesso em 06. 04. 2015.

Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, III. 150 anos de nascimento de John Dewey – 27-28 de julho de 2009. Disponível em: http://3sief.blogspot. com.br Acesso em 30. 03. 2015.

SUCUPIRA, Newton. John Dewey: uma filosofia da experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 34, n. 80, p. 78-95, out./dez. 1960.

TEIXEIRA, Anísio. Bases da teoria lógica de Dewey. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.23, n.57, jan./mar. 1955. p.3-27.

TEIXEIRA, Anísio. Filosofia e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.32, n.75, jul./set. 1959. p.14-27.

TEIXEIRA, Anísio. Educação como experiência democrática para cooperação internacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.45, n.102, abr./jun. 1966, p.257-272.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.