A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia.

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Carina Tonieto Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Dewey. Educação. Democracia. Escola.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de vivência da democracia na escola discutindo num primeiro momento a relação entre educação escolar e democracia a partir de Biesta (2013) e, num segundo momento, a proposta de educação formulada por Dewey em Democracia e educação (1959). Em seguida, abordando a obra de Joseph Püig et al., Democracia e participação escolar (2000), trata das características da escola democrática e de como elas podem efetivar-se no cotidiano escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (lançado em 2013). E-mail: altairfavero@gmail.com

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora no Grupo de Pesquisa  Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário na Universidade de Passo Fundo. Professora na Universidade de Passo Fundo no curso de Filosofia e na área de Ética e Conhecimento.  Dentre as publicações se destacam pela Editora Mercado de Letras Leituras sobre Richard Rorty (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013) e a Educação (Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010).

 E-mail: tonieto.carina@gmail.com

Referências

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. São Paulo: Autêntica, 2013.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

FÁVERO, Altair A; TONIETO, Carina. A democracia como credo pedagógico na filosofia de John Dewey. In: FÁVERO, Altair A. (org.). Leituras sobre John Dewey e a educação. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2011, p.103-128.

NUSSBAUM, Martha C. Sin fines de lucro: por qué la democracia necessita de las humanidades. Buenos Aires: Katz, 2010.

PUIG, Josep M.; MAERTÍN, Xus; ESCARBÍDUL, Susagna; NOVELLA, Anna M. Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna, 2000.

TONIETO, Carina. Educação para o pensar como política educacional para a educação básica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010.

Publicado
2015-05-24
Como Citar
Fávero, A. A., & Tonieto, C. (2015). A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia. Filosofia E Educação, 7(2), 75-93. https://doi.org/10.20396/rfe.v7i2.8637549

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)