Banner Portal
A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia.
PDF

Palavras-chave

Dewey. Educação. Democracia. Escola.

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 75–93, 2015. DOI: 10.20396/rfe.v7i2.8637549. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8637549. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de vivência da democracia na escola discutindo num primeiro momento a relação entre educação escolar e democracia a partir de Biesta (2013) e, num segundo momento, a proposta de educação formulada por Dewey em Democracia e educação (1959). Em seguida, abordando a obra de Joseph Püig et al., Democracia e participação escolar (2000), trata das características da escola democrática e de como elas podem efetivar-se no cotidiano escolar. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v7i2.8637549
PDF

Referências

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. São Paulo: Autêntica, 2013.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

FÁVERO, Altair A; TONIETO, Carina. A democracia como credo pedagógico na filosofia de John Dewey. In: FÁVERO, Altair A. (org.). Leituras sobre John Dewey e a educação. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2011, p.103-128.

NUSSBAUM, Martha C. Sin fines de lucro: por qué la democracia necessita de las humanidades. Buenos Aires: Katz, 2010.

PUIG, Josep M.; MAERTÍN, Xus; ESCARBÍDUL, Susagna; NOVELLA, Anna M. Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna, 2000.

TONIETO, Carina. Educação para o pensar como política educacional para a educação básica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.