Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de vivência da democracia na escola discutindo num primeiro momento a relação entre educação escolar e democracia a partir de Biesta (2013) e, num segundo momento, a proposta de educação formulada por Dewey em Democracia e educação (1959). Em seguida, abordando a obra de Joseph Püig et al., Democracia e participação escolar (2000), trata das características da escola democrática e de como elas podem efetivar-se no cotidiano escolar.
Referências
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. São Paulo: Autêntica, 2013.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
FÁVERO, Altair A; TONIETO, Carina. A democracia como credo pedagógico na filosofia de John Dewey. In: FÁVERO, Altair A. (org.). Leituras sobre John Dewey e a educação. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2011, p.103-128.
NUSSBAUM, Martha C. Sin fines de lucro: por qué la democracia necessita de las humanidades. Buenos Aires: Katz, 2010.
PUIG, Josep M.; MAERTÍN, Xus; ESCARBÍDUL, Susagna; NOVELLA, Anna M. Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna, 2000.
TONIETO, Carina. Educação para o pensar como política educacional para a educação básica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.