Resumo
A ética de John Dewey tem sido revistada por diversos autores como fonte fecunda e relativamente inexplorada de seu pensamento. Dentre as características mais marcantes de seus escritos está o destaque dado à imaginação, como faculdade essencial à deliberação moral. O filósofo caracteriza a imaginação moral como a capacidade de se projetar na condição de outro e de desenhar cursos de ação possíveis diante de um impasse. A imaginação é indissociável da experiência democrática, cujas marcas são a convivência com o diferente e a incompletude. O lugar da imaginação na educação adquire um contorno que extrapola a estratégia didática, tornando-se imprescindível na formação integral do homem.Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ALEXANDER, Thomas M. John Dewey and the Moral Imagination: Beyond Putnam and Rorty toward a Postmodern Ethics. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 29, n. 3, p. 369-400, Summer, 1993. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40320424.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr., 2002, p.20-28.
CUNHA, Marcos Vinicius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. 4a ed. Coord. Antonio Joaquim Severino. Petrópolis: Vozes, 2002. (col. Educação e Conhecimento).
CUNHA, Marcos Vinicius da. Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v.86, n.213/214, p. 9-20, maio/dez. 2005. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/55/57
DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Col. Os Pensadores, v. 15.
DEWEY, John. Human nature and conduct. New York: Henry Holt and Company, 1922.
DEWEY, John. Creative democracy: the task before us. In: ______. John Dewey and the Promise of America, Progressive Education Booklet, No. 14. Columbus (Ohio): American Education Press, 1939. Disponível em: http://www.faculty.fairfield.edu/faculty/hodgson/Courses/progress/Dewey.pdf. Acesso em: 03 fev. 2015.
DEWEY, John. Theory of the moral life (Part II). In: DEWEY, John; TUFTS, James H. Ethics – revised edition. New York: Henry Holt and Company, 1959.
DEWEY, John. Freedom and Culture. New York: Prometheus Books, 1989.
DEWEY, John. Experience and education. New York: Free Press, 1997.
DEWEY, John. Individualism old and new. New York: prometheus Books, 1999.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaios acerca das ciências e da filosofia da imagem. 3a ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FESMIRE, Steven. John Dewey and Moral Imagination: pragmatism in ethics. Bloomington: Indiana University Press, 2003.
FESMIRE, Steven. Morality as Art: Dewey, Metaphor, and Moral Imagination. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v.35, n.3, p. 527-550, Summer, 1999. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40320778.
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo Livros, 2014.
PAPPAS, Gregory F. Dewey’s Ethics: morality as experience. In: HICKMAN, Larry A (editor). Reading Dewey: interpretations for a postmodern generation. Bloomington/ Indianapolis (EUA): Indiana University Press, 1998.
RORTY, Richard. Pragmatismo: a filosofia da criação e da mudança. Cristina Magro e Antonio Marcos Pereira (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
RUSSELL, Dee. Cultivating the imagination in music education: John Dewey ́s theory of imagination and its relation to the Chicago Laboratory School. In: Proceedings of the Annual Meeting of the American Educational Research Association, Chicago (Illinois), 1997,
SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
TRINDADE, Christiane Coutheux. Ética e educação em John Dewey: o homem comum e a imaginação moral na sociedade democrática. 2014. Tese (Doutorado) – Fac. de Educação, Universidade de S. Paulo, São Paulo, 2014.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.