Resumo
O artigo apresenta o pensamento de Dewey sustentando a tese de que formação é crescimento em função de uma efetiva relação com a vida: o humano é exigido pela vida a desenvolver-se, a crescer em direções muito diversas para então ocupar um espaço na sociedade. No intuito de gerar uma reflexão sobre o dilema da formação humana, o texto introduz outro autor, como coadjuvante, pondo em diálogo duas perspectivas implicadas pelo mesmo tema.
Referências
ALI, Thaís. Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno. Florianópolis: UFSC, 2014. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação.101p.
AMARAL, Nazaré de C. Pacheco. Dewey: Filosofia e Experiência Democrática. São Paulo: EdUSP; Perspectiva, 1990.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da UNESP (FEU), 1999.
DEWEY, John. Democracy and Education. The Middle Works, 1899-1924. V.9. Sid Hook. 2008.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
HOZ, Victor Garcia (org.) Dicionário de pedagogia labor. 2.ed. Barcelona, Espanha: Labor, 1970.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. O crepúsculo dos ídolos, ou como se filosofa com o martelo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. A genealogia da moral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. Gaia ciência. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Brasiliense, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. Trad. Mário D. Ferreira Santos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. São Paulo. Educação e Pesquisa. n. 3. Vol. 3. 2006.
TARNAS, Richard. A epopeia do pensamento ocidental: para compreender as ideias que moldar nossa visão de mundo. 6.ed. Trad. Beatriz Sidou. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2003.
VIESENTEINER, Jorge Luiz. Aprender a ver, aprender a pensar, aprender a falar e escrever: condições do conceito de bildung no crepúsculo dos ídolos de Nietzsche. Artigo no prelo e disponibilizado em palestra proferida na UFSC em 2011.
WESTBROOK, Robert B; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Recife: Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.